Foto - Shutterstock
Irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo astral, desmotivação pode estar associada à alimentação. Uma pesquisa feita pela Universidade de Las Palmas na Espanha avaliou 21 mil voluntários. Segundo o estudo quem mantém uma alimentação rica em gorduras trans e saturada tem mais chances de sofrer com depressão.
"A química de alguns alimentos pode alterar a produção de neurotransmissores - substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro e também pelas emoções", afirma o nutrólogo André Veinert.
O que você come pode interferir no seu bom humor. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de escolher alguns alimentos. "Alguns alimentos podem ajudar na produção da serotonina-hormônio do bem estar. A partir do momento que o cérebro aumenta a sua produção há uma redução na sensação de dor, melhora a qualidade do sono e até pode ajudar no apetite", explica o nutrólogo.
Um dos alimentos que não podem faltar no prato são os carboidratos. "O carboidrato eleva o nível de insulina e ajuda na absorção do triptofano. As dietas que tendem cortar o carboidrato podem deixar a pessoa mais irritada e com o seu estado emocional abalado", ressalta o Dr. André. Vale ressaltar que o triptofano ajuda na formação da serotonina.
Confira os alimentos que podem ser consumidos com moderação para manter o bom humor e se livrar da depressão:
Proteínas
Os alimentos ricos em proteínas contém triptofano, por isso, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.
Alface
Esse vegetal é rico em lactucina que tem propriedades calmantes. É indicado para acalmar e diminuir os níveis de estresse.
Vegetais folhas escuras
Couve, brócolis, rúcula, entre outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico que auxilia na liberação de serotonina no organismo.
Chocolate
Para a surpresa de alguns, o chocolate é rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que ajudam a estimular a produção de serotonina no organismo. Opte pelo chocolate com 70% de teor de cacau e modere o seu consumo.
Frutas
Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.
Oleaginosas
Nozes, amêndoas, castanhas possuem selênio, cobre e magnésio que ajudam a diminuir o estresse.
Peixes e frutos do mar
O selênio e a vitamina B12 presente nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e cansaço. E o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.
Alimentos ricos em colina e lecitina
Fígado, soja e ovos contém essas substâncias que colaboram para o bom funcionamento do cérebro e também evitam a alteração do humor.
Por Vila Mulher
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz