O Vilamulher te conta quais são os exercícios que derretem a gordura abdominal. Vem ver! Foto: Reprodução/santypan
O treino funcional é um dos métodos mais eficazes para quem deseja perder barriga e definir o corpo. Como os exercícios conseguem trabalhar diversas capacidades físicas em um único exercício, os resultados podem aparecer mais rápidos. Se você quer secar a barriga e dar um “tchauzinho” para a flacidez o treino funcional é o mais indicado.
Os exercícios feitos no treino funcional não só emagrecem, mas também auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular, além da coordenação motora, equilíbrio físico, flexibilidade e força muscular. Isso porque nas aulas do treino funcional, o aluno utiliza o peso do próprio corpo por meio de acessórios que ajudam no exercício.
Corda naval
Foto: Reprodução/sinaldafenix
A corda naval promete um gasto calórico maior, podendo chegar a 600 calorias por aula! As opções de movimento são muito variadas: podem ser diagonais, altos, baixos, verticais, horizontais e até acompanhados por agachamentos.
As cordas são seguradas pelo aluno, enquanto um poste ou uma pilastra funciona como apoio para a atividade. Em geral, no entanto, os movimentos são ondulatórios, buscando fortalecer os membros superiores com o alto nível de intensidade exigido para realizar o exercício de forma constante. Realize 3 séries de 30 segundos, com 20 segundos de descanso entre elas.
Prancha
Foto: Reprodução/doctorberger
A prancha exige força no abdômen, equilíbrio e concentração. A isometria, missão de sustentar o corpo sem se mexer, exige muita força no abdômen, além de concentração e equilíbrio. O princípio básico da prancha é tonificar os músculos mais profundos da região.
Um dos tipos de prancha é a Prancha de 4 Apoios: Deitada para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão, eleve o tronco até alinhá-lo completamente. Aumente o desafio tentando se equilibrar sem o apoio dos joelhos. Permaneça na posição por 30 segundos realizando 3 séries, com 30 segundos de descanso entre elas.
Agachamento
Foto: Reprodução/powerjumpfitness
O agachamento é considerado um dos exercícios mais poderosos para definir e aumentar o bumbum e as pernas e, por isso, se tornou uma das apostas do treino funcional. Ele melhora a mobilidade funcional, dá mais velocidade em caminhadas e corridas, aumenta a densidade óssea e, com isso, reduz as chances de fraturas, além de fortalecer a musculatura, evitando dores nas costas e lesões.
Tudo isso porque o agachamento é um exercício composto, ou seja, recruta mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. É um dos melhores exercícios para atletas e para a população em geral.
Em pé sobre o bosu, pés paralelos abertos na linha dos quadris, joelhos semiflexionados. Agache projetando os quadris para trás até os joelhos atingirem o ângulo de 90 graus sem que ultrapassem a ponta dos pés. Faça 3 séries de 10 (iniciantes) a 15 (avançadas) repetições cada uma.
Treino suspenso
Foto: Reprodução/malharbem
Potente para emagrecer e secar a barriga, ele trabalha todos os músculos e é realmente eficiente para ter um corpo definido. Pegue os estribos e trabalhe o seu corpo contra a gravidade para construir músculos e queimar gordura. Dica de exercício: tricep press. Segure firme e dobre os braços para os antebraços vir até sua cabeça. Em seguida, estenda com força para endireitar seus braços. Faça 3 séries de 10 min (iniciantes) a 15 (avançadas) repetições cada uma.
Slide board
Foto: Reprodução/amazon
É uma placa lisa utilizada para fazer exercícios de deslizamento, simulando os movimentos do patinação. Para ajudar a deslizar melhor, você usa uma meia apropriada. Os movimentos feitos no slide board usam a força e o peso do próprio corpo como carga, por isso é considerado um treino funcional.
Esse treino serve para enrijecer glúteos e coxas, além de trabalhar a resistência, o condicionamento físico, aumentar o equilíbrio, a agilidade e melhorar a velocidade de quem corre. O ideal é fazer o treino de 5 a 10 minutos, aumentando o tempo de duração (15 a 20 minutos) conforme for aumentando seu condicionamento físico.
Por Lívia Duarte