foto: Shutterstock
Tem como começar um dia melhor se não for se espreguiçando? O ato de se espreguiçar, além de dar aquela sensação prazer já ao acordar e se levantar da cama, também traz uma série de benefícios, já que é um alongamento involuntário. Entre eles o de lubrificar as articulações, dar um gás no cérebro e começar o dia com um pouquinho mais de pique e disposição!
Mas não é só um levantar de braços, não. Reserve dez minutinhos pra fazer o seu ritual de espreguiçamento, levando em consideração o alongamento de várias partes do corpo. Experimente essa sequência abaixo e note a diferença ao longo do seu dia.
Alongando os braços
Cumprimente a manhã levantando os braços para o céu. Essa é uma ótima maneira de deixar o sangue fluir e acordar o corpo. Junte os dedos e levante as mãos acima da cabeça, com as palmas voltadas para cima. Alongue a coluna e sinta sua caixa toráxica se estirar, junto com os braços. Mantenha a posição por dez segundos.
Alongando pescoço e ombros
Alongar o pescoço e os ombros pela manhã ajuda a aliviar a tensão que pode ocorrer durante o sono. Para alongar os músculos do lado direito do pescoço, leve a cabeça para o seu ombro esquerdo e fique nessa posição por 20 segundos. Repita do outro lado para esticar o seu lado esquerdo. Relaxe por um momento e, em seguida, mova os ombros para trás, e depois para a frente.
Alongando a coluna
A torção da coluna vertebral é uma ótima maneira de aliviar o estresse na parte inferior das costas. Deitada de lado de braços abertos, vire as pernas para um lado e o tronco e a cabeça para o outro. Segure a posição por pelo menos 30 segundos de cada lado e não se assuste se você ouvir alguns "rachas" em sua coluna durante a postura. Não force nada; apenas sinta a sua coluna vertebral retorcendo-se depois de uma boa noite de sono.
Alongar pernas e quadríceps
A maioria das pessoas alongam essa região ao se levantar, mas isso é algo que você também pode fazer deitada. Para potencializar o alongamento, deite-se de lado e apoie a lateral da cabeça na palma da mão. Segure o dorso do pé com a mão apoiada na articulação dos tornozelos. Puxe levemente o calcanhar na direção dos glúteos. Sustente o alongamento por 10 segundos e depois repita o movimento com a outra perna.
Alongar os quadris
Nada supera a sensação deste alongamento. Deite-se de costas e erga uma perna formando um ângulo de 90º. Sustente a posição de 10 a 15 segundos e depois repita o exercício com a outra perna.
Por Jessica Moraes
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão