Vida sexual após o abuso: como se livrar de traumas?

Como seguir em frente após traumas sexuais?
abuso sexual

Foto:istock

Continuar a vida sexual depois de um histórico de estupro/abuso sexual não é fácil. A volta à vida sexual depende de muita paciência, terapia e compreensão do parceiro. Textos como estes encontrados no portal Nexo mostram que existem, sim, homens que entendem e abraçam a realidade de vítimas de estupro. Já textos como os da influenciadora Nana Queiroz contam o outro lado e expõem a delicada missão de seguir a vida depois de um trauma como este.


Para falar mais sobre o que acontece com a vida sexual de mulheres que já sofreram abusos, conversamos com a Psicóloga especializada em Sexualidade Humana e Sexóloga Priscila Junqueira. Ela respondeu dúvidas pertinentes sobre o assunto. Confira:

Como se libertar de traumas e seguir em frente?

É algo bastante delicado e talvez difícil de se libertar. Os estudos nos mostram que as pessoas violentadas não esquecem o que passaram, mas depois de uma psicoterapia conseguem elaborar e seguir a vida com menos sofrimento.

Como confiar em um novo namorado, por exemplo?

A questão da confiança passa pela segurança, respeito e amor que o outro possa sentir. 

Como sentir prazer na relação sem se sentir culpada(o)?

Tentar identificar o porquê dessa culpa e ter claro que foi o abusador que não teve limite e nem respeito com a abusada.

Cite dicas para relaxar antes do sexo

Exercício de respiração, pensar em situações que te tranquilizem e também que você tem direito ao prazer sexual.

É preciso contar para o parceiro sobre este tipo de experiência?

Não, é direito contar para quem quiser e conseguir.

Como ajudá-lo a lidar com isso, por exemplo?

Deixá-lo falar o que pensa e sente a respeito. Caso, traga muito conflito, busque uma terapia de casal ou mesmo individual.

Comente

 
Assuntos relacionados: estupro abuso sexual Thamirys Teixeira

Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

Famosos que já se casaram MUITAS vezes

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

relacionamentoorgasmofeticheorgasmo femininoclitóristraiçãoprazeramorsexo analnamoroswingpompoarismovibradorsexo oralkama sutraencontrosfilmes eróticosejaculação femininasexo selvagemsexo a trêsjogos eróticosrelacionamento abertocenas de sexoposições sexuais50 tons de cinza