Ioga beneficia até o sexo

Ioga beneficia até o sexo

Não é de hoje que o ocidente descobriu as maravilhas de uma prática antiga que vem lá do outro lado do mundo. A ioga (e todas as suas posições aparentemente difíceis) ganhou adeptos e vem mudando a vida a quem se arrisca aos contorcionismos e alongamentos que ela propõe. Os benefícios, já comprovados e conhecidos, vão além de postura e condicionamento físico. A prática melhora até as relações sexuais.

Mario Americo, que é professor de ioga e escreveu o livro "Ioga além da prática - teoria, exercícios e bate-papo com profissionais que utilizam a Ioga como fonte de juventude, sexo e emagrecimento" (Integrare, 2010), ao lado de Ruth Barros, explica que os benefícios com relação ao sexo são indiretos, já que os exercícios melhoram a flexibilidade e fortalecem os músculos sem deixá-los rígidos. "A ioga melhora o equilíbrio e, principalmente, a circulação sanguínea e a diminuição do estresse e da ansiedade, pontos fundamentais para melhora na relação sexual", aponta.

Se só você praticar, ótimo. Agora se o parceiro também for adepto, os resultados podem ser ainda melhores, já que há sintonia, sensibilidade e criatividade se aperfeiçoam. "O ioga possibilita ter relações mais longas, prazerosas e com posições que podiam ser mais difíceis antes da prática", garante Mario.

Mas não adianta correr agora e se matricular na ioga mais perto de casa e esperar uma noite de muito prazer hoje mesmo. Como com tudo que vem do oriente, é preciso paciência para ver os resultados, que depende de cada um para aparecer. A dica de Mário é ir com calma para ver efeitos mais breves. "Se conseguir fazer uma prática sem tentar ultrapassar seus limites, livrar-se dos julgamentos e cobranças e, preferencialmente, com um profissional competente, o resultado pode ser muito rápido".

A pedido do Vila Dois, Mario listou uma série de posições (ásanas) que melhoram a região pélvica, a coluna, o equilíbrio, a flexibilidade, a circulação, diminuem a ansiedade e, claro, refletem na cama. Vale tomar nota! No livro dele, os exercícios são ilustrados com fotos detalhadas.

Baddha Konasana (Postura em ângulo): Sente-se com a coluna ereta, traga os calcanhares em direção à pélvis e junte as plantas dos pés. Nessa posição, segure os dedões dos pés. Procure deixar os joelhos o mais próximo do chão possível.

Marichyasana (Postura do sábio Marichi ou sentada em torção): Sente-se com as duas pernas estendidas e flexione um joelho. Segure o joelho flexionado com o braço contrário. Gire o tronco e apoie a outra mão atrás de você. Repita o movimento para o outro lado.

Bhujangasana (Cobra): Deite-se de barriga para baixo, apoie as mãos ao lado da cabeça ou um pouco à frente. Eleve o tronco, estendendo os braços. Se sentir desconforto na região lombar, pode fazer com os cotovelos no chão.

Salamba Sarvangasana (Vela ou invertida sobre os ombros): Deite-se com a barriga para cima, com as mãos ao lado dos quadris. Eleve as pernas estendidas tirando os quadris do solo e apoiando as mãos nas costas. A intenção é ficar com o corpo perpendicular ao solo. Pode fazer com os pés apoiados na parede.

Utthita Trikonasana (Triângulo): Afaste as pernas de 1 a 1,50 metro. Eleve os braços até a altura dos ombros, com as palmas viradas para baixo. Gire o pé direito 90° para fora e o esquerdo levemente para dentro. Apoie a mão direita no joelho direito e deslize em direção do tornozelo. Se conseguir, apóie no chão, sem flexionar os joelhos. Estenda o braço esquerdo para cima, alinhando-o com o ombro direito, e alongue o tronco tentando alinhá-lo com os quadris. Olhe para o polegar da mão esquerda com palma voltada para frente. Gire os ombros para trás. Repita do outro lado.

Ioga beneficia até o sexo

Foto: divulgação

Setu Bandha Sarvangasana (Ponte): Deite-se de costas com os joelhos flexionados e com os pés apoiados no chão. Mantenha as mãos no chão próximas dos quadris que serão elevados o mais alto que conseguir.


Savasana (Cadáver ou Relaxamento): Deite-se com as costas com braços estendidos ao longo do corpo. As pernas podem estar confortavelmente afastadas e estendidas ou flexionadas, se sentir incômodo na região lombar. Procure respirar lentamente e relaxe.

Por Sabrina Passos (MBPress)

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