Oktoberfest: 25 anos de festa!

Oktoberfest 25 anos de festa

Separe o caneco e também uma boa dose de disposição. Para comemorar 25 anos, a famosa Oktoberfest de Blumenau reserva muitas surpresas, entre os dias 09 e 26 de outubro, para turistas que passarem pelas ruas da cidade.

A primeira delas é o programa Oktober Segura, opção criativa por conta da lei seca, que vai oferecer duas vans, todas as noites, para transportar gratuitamente os foliões do Parque Vila Germânica ao Terminal de Ônibus Proeb.

A prefeitura da cidade também vai implementar o projeto Carona Segura, para levar os motoristas que beberam além da conta. A frota de ônibus, taxi e mototáxis também será maior durante a festa.

E não é para menos, para se ter uma idéia, durante evento acontece o famoso concurso de chope em metro. Ganha o campeonato quem conseguir beber uma tulipa de 600 metros em menos tempo. São duas categorias: feminina e masculina com direito a medalha para os três primeiros lugares.

Oktoberfest

Prato Eisbein - Divulgação/Oktoberfest

Nos restaurantes da Vila Germânica, o coração da festa, muita comida de origem alemã. Os pratos são mais do que convidativos ao paladar. A costeleta de porco com salsicha branca e vermelha (Kassler) e ainda o joelho de porco (Eisben) estão entre os mais pedidos. Sempre acompanham o famoso chucrute, repolho fermentado naturalmente com condimentos.

Conforme o chef Waldemar Hostert, a maioria dos pratos é mais comum na mesa de quem mora no Sul do país do que na própria Alemanha. Entre os prediletos está o Marreco Assado com recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã. As carnes são temperadas com gema de ovo, conhaque e salsinha ou ainda ser recheadas com bacon, ovos, azeitonas e pimentão, proposta do Assado à Vienense.

“Também preparamos uma sardinha que leve creme de leite, ovo e cebola. À primeira vista parece estranho, mas as pessoas gostam bastante”, conta Hostert, também proprietário do restaurante 25 de Julho.

Já nas ruas, a irreverência e criatividade tomam conta dos desfiles. O Essenwagen - carro de comida - não passa despercebido. Seis bicicletas guiam o carrinho com do chef Nicoletti, responsável por preparar o delicioso X-Alemão.

Durante os dois quilômetros de percurso, ele consegue preparar 300 sanduíches gratuitamente a base de pernil, calabresa, batata, cebola e pimentão e ainda distribui aos visitantes. Todos os ingredientes são doados por patrocinadores.

A idéia surgiu entre os amigos de Marcos Nicoletti que costumavam participar da festa e transportar as cervejas em um simples carinho de mão. “É uma forma de mostrar a nossa comida típica e ainda evitar a ressaca”, diz.

Por Juliana Lopes

Comente

 

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

orgasmo femininoemagrecermaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadedietacortes de cabelocasaamamentaçãochurrascolinhaçagranolabolo de cenourabolo de chocolatebolo de liquidificadordieta dukandieta detoxsobremesa fácilsuco detoxcobertura de chocolatehoróscopo diário