Véus islâmicos para mulheres modernas

Véus islâmicos também para mulheres modernas

Mulheres muçulmanas estudando.Foto/ Reprodução Site A Mulher no Islam

As mulheres muçulmanas são mulheres comuns, mas que se diferenciam pela religião e pelo uso de véus. Os véus são apontados pelo Alcorão, livro sagrado islâmico, como forma de evitar que as mulheres sejam molestadas. Mas os véus islâmicos, independente do modelo, ganharam apelo dentro da moda, e agora são feitos de tecidos nobres, com estampas e decorações diferenciadas, se adaptando ao estilo de cada mulher.

Para os ocidentais é difícil entender a utilização destes véus. Na França, na última segunda-feira, entrou em vigor uma lei que proíbe o uso do véu islâmico integral, burqa ou niqab, aqueles que cobrem as mulheres da cabeça aos pés. A multa para desobediência custa 150 euros, além de um curso de cidadania francesa. Para os acusados de forçar uma mulher a usar o véu, a pena é uma multa maior e até dois anos de prisão.

Dados oficiais apontam que 2.000 mulheres muçulmanas usam o véu islâmico integral na França, número que causa uma polêmica, visto que o país é o primeiro a adotar uma lei proibindo o uso deste véu. Na própria segunda-feira, a policia francesa prendeu mulheres utilizando o véu proibido durante uma manifestação contra a proibição do mesmo. Muitas mulheres afirmam que pagarão a multa, mas continuarão a usar o véu integral. Para o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o acessório aprisiona as mulheres e é contraditório com os valores seculares da nação de dignidade e igualdade.

Existem alguns tipos de véus utilizados pelas mulheres islâmicas. Mas o mundo da moda adotou isso como parte de uma cultura, oferecendo opções em cores e modelos para véus islâmicos. Em desfiles de moda renomados já foram apresentados modelos especiais de véus, para mulheres islâmicas modernas e com estilo singular a cada personalidade. Até bonecas feitas para meninas muçulmanas ganharam lugar nas prateleiras, utilizando o famoso véu.

Médicas, jornalistas, esposas, professoras, mães dedicadas, ou em qualquer atividade que exerçam , as mulheres muçulmanas sempre utilizam o véu ao se exporem em locais públicos. Abaixo, os tipos de véus:

Burqa - Véu integral que cobre completamente a cabeça e o corpo e tem uma rede na altura dos olhos. Símbolo Talibã, seu uso é obrigatório no Afeganistão, mas não na religião islâmica.

Niqab - Véu integral que cobre completamente o corpo e a cabeça, só os olhos ficam descobertos. Se popularizou em países, como EUA, Inglaterra, Austrália, França e Espanha. Nos dois últimos se tornou polêmico.


Hijab -Significa esconder o olhar, cobre o cabelo e o colo, mas não esconde o rosto. Seu uso é generalizado no mundo muçulmano.

Xador- Vestimenta tradicional das mulheres do Irã, sobretudo as praticantes, véu que cobre a cabeça e o corpo, não o rosto.

Khimar - tipo de véu que vai até a cintura, cobrindo todo o tronco, muito usado por muçulmanas do mundo todo. O rosto fica a mostra, mas não os cabelos.

Por Catharina Apolinário

Comente

 
Assuntos relacionados: moda cultura burca

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

bolsasmoda verãocasalsapatosmaquiagempenteadoscustomizaçãomoda invernosaiasjeansamorsutiãroupasvestidosmoda masculinabiquínicalcinharasteirinhablusashavaianaskama sutraspfwdicas de modadieta dukanmoda fashionrevistas de modaroupas da moda