Como customizar vestidos que estão fora de moda?

brexócustomizar

Foto - refashionista

Para quem tem habilidade de costura e curte customização, os brechós são verdadeiros paraísos. Cheios de roupas com muito tecidos, cores e texturas para serem personalizados.

Os vestidos, em especial, são peças que podem passar por transformações bem significativas. É bem comum ir aos brechós, gostar do tecido ou estampa, mas não ir muito com a cara do modelo, que pode estar fora de moda. Uma dica para quem quer dar um up na peça de roupa é cortar as mangas do vestido - claro, no caso de tipos com mangas compridas. Faça um corte bem delineado, na altura das axilas, que ele ficará com uma cara retrô e mais atual.

Outra dica também é a mudança de decote, como mostra Jullian, do blog Refashionista. São detalhes bem característicos de época, afinal, em cada momento a moda cria uma tendência diferente de corte. O truque vale também para quem ficou apaixonada pelo vestido, mas a peça é comportada demais - que não curte um decote, por mais que seja discreto?!

Nessas situações, você pode brincar com o estilo do vestido. É possível arriscar no tipo V, princesa, lateral, transpassado... Tudo vai depender de como o vestido chegou à suas mãos (alguns tipos de cortes podem não servir para todos os decotes, principalmente os laterais).

brexócustomizar

Foto - refashionista

Outro jeito simples de melhorar o look do vestido é alterar o comprimento da peça. Os brechós são recheados de roupas antigas e, muitas vezes, com roupas bem tradicionais. É interessante retirar o comprimento para que fique com até 15 cm depois dos quadris. Você pode deixar o comprimento médio, curto, como quiser. Apenas deixe esta margem, pois muitos tecidos podem encolher depois da lavagem.

brexócustomizar

Foto - refashionista

Também é possível transformar totalmente o vestido. É possível recortar apenas a parte de cima do vestido, para fazer uma camiseta, ou mesmo apenas a parte de baixo, para virar uma saia. Em alguns casos, dá também para otimizar dois vestidos e pegar a parte superior de um e unir à parte inferior de outro. A dica é mais para quem está acostumada com customização, afinal, requer muita prática no corte e costura.

brexócustomizar

Foto - refashionista

Para todos os casos, sempre tenha em mãos moldes, máquina, linhas, agulhas e réguas - muitas réguas. Caso seja customizadora de primeira viagem, a sugestão é pegar suas próprias peças antigas e fazer testes, ante de alterar as roupas originais. Tire um dia para isso e vá com bastante calma. Além de ser divertido, costurar é uma tremenda terapia!


Por Caroline Sarmento

Comente

 

Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

Famosos que já se casaram MUITAS vezes

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

bolsasmoda verãocasalsapatosmaquiagempenteadoscustomizaçãomoda invernosaiasjeansamorsutiãroupasmoda masculinabiquínicalcinharasteirinhablusashavaianaskama sutraspfwdicas de modadieta dukanmoda fashionrevistas de modaroupas da moda