Foto: Reprodução/Real Maternidade
O parto normal é um momento delicado e que precisa de muito suporte emocional e físico. As doulas são profissionais que podem exercer um papel importante neste momento, ajudando a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, fazendo massagens e compressas para aliviar a dor, e ajudando o parceiro a se envolver com o parto. Veja aqui algumas coisas que você deveria saber sobre as doulas e separe os mitos das verdades:
Doulas não são parteiras
Muita gente acredita no mito que as doulas sejam parteiras, mas não é bem assim. Elas não substituem profissionais de saúde e sim são "treinadoras" ou "técnicas" que se certificam de que a mãe está pronta para o parto. Estão ali para oferecer informações e apoio emocional e físico.
As doulas não substituem os parceiros
Quando há uma ligação emocional com a pessoa dando à luz, é difícil ver a pessoa amada passando por aquilo, e é aí que as doulas entram. Elas abrem espaço para o parceiro se envolver e não os substituem.
Foto: Reprodução/Vida Diária
As doulas não tomam decisões em nome da mãe
O papel da doula é fazer com que a mulher se sinta empoderada para tomar suas próprias decisões.
As doulas não rejeitam a medicina moderna
Há pessoas que também acreditam que um parto com doula é livre da medicina moderna. Mas ao contrário dessa crença, as doulas não têm a função de contradizer os médicos e sim facilitar no trabalho no que for possível.
4 Coisas que você deveria saber sobre as doulas
Cão acompanha parto da dona e não a deixa sozinha nunca
OMS dá novas orientações para que o parto normal seja mais positivo
Hiperêmese gravídica, a complicação da gravidez de Kate Middleton
Mãe leva pistola para a maternidade com medo de Violência Obstétrica
7 coisas que você não sabia sobre a fertilidade