foto: iStock
Por que cuidar de bebê logo após seu nascimento deve ser coisa só de mãe? Embora não tão comum a licença-paternidade existe e pode ser um momento tão importante na vida do bebê quanto do pai.
Aqui no Brasil os homens têm direito apenas a cinco dias corridos de licença, enquanto as mulheres tem quatro meses de licença remunerada. Por que não haver direitos iguais nesse caso também?
Afinal de contas, a figura paterna também é relevante no momento em que a criança nasce e tem suas primeiras experiências de vida. Embora não seja essencial na hora da amamentação, a experiência que o homem tem de reconhecer os primeiros movimentos, dar banho, colocar a fralda, etc, também é um período de intenso aprendizado e criação de fortes laços emocionais.
Diferente daqui, na Suécia, tanto o pai quanto a mãe têm, juntos, direito a 480 dias de licença remunerada para cuidar do bebê. Cada um é obrigado a tirar pelo menos 60 dias e pode dividir os outros como quiser com seu parceiro. Dessa forma, os pais suecos podem tirar até 14 meses de licença-paternidade remunerada.
Isso mostra um aspecto diferente do homem de hoje, o homem que consegue conciliar uma carreira bem-sucedida e ser um pai responsável,engajado na criação de seus filhos, tornando a vida com eles muito mais saudável e completa. Assim as crianças adquirem tanta confiança na mãe quanto no pai, dividindo as responsabilidades do casal na medida certa.
Por Jessica Moraes
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'