Cuidados na hora de visitar um recém-nascido

“Na próxima vez, pense antes de beijar um bebê”, disse a mãe cujo filho contraiu o vírus da herpes
recém nascido visitas

Foto: Istock

Ao visitar um recém-nascido, muitas vezes, parentes e amigos exageram no ‘carinho’ e acabam dando pequenos apertões na bochecha, beijos e toques não muito delicados nas mãozinhas dos pequenos. O que eles não sabem é que essas atitudes são inadequadas e podem trazer problemas ao bebê.

En foi isso que Amy Stinton, uma mãe de um bebê de apenas 14 meses descobriu da pior maneira. Apesar da pouca idade, seu filho já foi diagnosticado com o vírus da herpes. O pequeno contraiu o vírus após ser beijado por um visitante que estava com a herpes nos lábios. O vírus da herpes se manifesta por meio de erupções na pele, especialmente na boca, geralmente quando a resistência da pessoa cai, ele causa coceira, às vezes dor e não tem cura. Em bebês ela pode ser muito mais grave, já que esses pequenos ainda tem a imunidade muito baixa, sendo que em recém-nascidos a herpes pode ser letal. Dá para imaginar o sufoco?

Amy descobriu que o filho Oliver tinha herpes quando ele começou a apresentar uma série de erupções na pele. O menino precisou ficar internado por quatro dias para tratamento. Agora, o pequeno Oliver passa bem, bem ele terá que lidar com novas erupções de herpes pelo resto da vida.

Amy afirma que não sabe quem pode ter passado o vírus para seu filho, mas diante de tudo isso, ela decidiu fazer um post no Facebook para alertar as visitas a tomarem muito cuidado antes de beijarem um bebê. Junto com a foto abaixo do filho com o vírus da herpes no corpo, Amy escreveu: “Isto é o que acontece com bebês quando entram em contato com o vírus da herpes. Agora, Oliver terá que conviver com o vírus da herpes pelo resto de sua vida. Da próxima vez, pense muito bem antes de beijar um bebê”.

herpes bebê

Foto: Reprodução/Facebook

Chocante, não? Histórias como essa nos atentam ao fato de que por mais que seja para demonstrar afeto, manter uma distância segura é sempre o indicado para os visitantes do bebê.

Cuidados na hora de visitar um recém-nascido

recém nascido visitas

Foto: Istock

A pediatra Vera Lúcia Jornada Krebs, do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, é bem direta sobre esse assunto. Ela lembra que o recém-nascido não é uma atração turística, precisa ficar em um ambiente tranquilo e indica que a primeira visita na maternidade seja limitada a parentes próximos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê. "As primeiras 24 horas do recém-nascido são bastante delicadas, pois é um período de estabilização, portanto um descuido em uma visita pode acarretar grandes problemas à saúde do bebê".

Segundo a pediatra, os primeiros cuidados ao visitar a criança na maternidade, devem ser com a higiene das mãos. "No berçário do HC, é feito um controle de higiene em quem fará a visita. É checado se a pessoa está com algum resfriado, ou outro tipo de infecção".

A médica também alerta para que os celulares sejam desligados no momento da visita, pois o barulho pode incomodar. As câmeras fotográficas e filmadoras também são incômodas, pois a luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo.

Dependendo do espaço físico do quarto em que a mãe estiver, o ambiente pode ficar pequeno para visitas. "As visitas devem ser organizadas para que não forme uma aglomeração em volta do bebê. Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar um estresse ao recém nascido", explica. Na maternidade ou em casa, a pediatra alerta que o tempo de visita deve ser curto, pois tanto a mãe quanto o recém nascido precisam de descanso e de um ambiente silencioso e calmo.

Cuidados na hora de visitar um recém nascido

Assim que a mãe recebe alta, Vera sinaliza que os cuidados na maternidade devem ser mantidos em casa. Ela deve ser orientada sobre os cuidados com o filho, tendo oportunidade de tirar todas as dúvidas junto ao pediatra e equipe multiprofissional, a respeito dos cuidados com o filho.


"O recém-nascido é extremamente frágil, por isso ele não pode ser apertado, ou pular de colo em colo. Beijar o bebê, além de deselegante, é prejudicial".

A mamãe também precisa de cuidados e tranquilidade, já que neste período ela está frágil e com o sono em desordem. "É inconveniente aparecer à noite e sem ligar antes para avisar. Interromper o descanso da mãe e seu bebê pode sobrecarregá-la", afirma.

Comente

 

Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

Famosos que já se casaram MUITAS vezes

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

relacionamentoseparaçãodivórciotraiçãociúmeamorcasanamoropartoabortofesta infantilmoda infantilnamoro à distânciaencontrosnamoradanamoro virtualrelacionamento abertoenxoval de bebêdecoração de festa infantilcasamentocomo arrumar um namorado