Posição fetal em queda de avião pode salvar sua vida

A posição fetal pode salvar sua vida na queda de um avião
avião segurança

Na madrugada de terça-feira, 29, o avião que levava a equipe da Chapecoense à Colômbia, para disputar a final da Copa Sul-Americana, sofreu uma queda possivelmente causada por pane elétrica. Dos 77 ocupantes da aeronave, apenas seis sobreviveram. Entre eles, está o comissário de bordo boliviano Erwin Tumiri, que, em recente entrevista ao jornal La Razón, afirmou que escapou da morte ao seguir o passo a passo das etapas das recomendações de segurança em casos de acidentes aéreos:

"Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Na hora, com o pânico, as pessoas se levantaram de seus assentos e começaram a gritar. Eu coloquei as malas entre as minhas pernas e fiquei em posição fetal, o que é recomendado em casos de acidentes."

posição fetal avião queda

O boliviano Erwin Tumiri contou que escapou da morte seguindo um protocolo simples de segurança no caso de acidentes aéreos.

Este tipo de depoimento é importante para orientar a população sobre a importância de seguir as normas de segurança em uma viagem aérea, por exemplo. Saixa tudo sobre a posição fetal que pode salvar sua vida:

O que é a posição fetal?

posição fetal avião queda

A 'posição fetal', ou posição de queda, é quando a pessoa fica agachada, com as pernas e os pés juntos (os pés devem ficar abaixo do banco do avião, pois assim é possível evitar fraturas nos tornozelos e nas canelas), e encosta o peito na coxas, como se estivesse apoiado sobre as pernas. Neste caso, a cabeça deve ficar entre os joelhos e as mãos por trás da mesma, protegendo-a de objetos que podem machucar. Também é importante permanecer com o cinto de segurança.

De acordo com Steve Allright, que é capitão na British Airways e autor do livro "Flying with Confidence", a posição já salvou muitas vidas. "É incrivelmente raro precisar utilizá-la. No entanto, é uma técnica de segurança reconhecida mundialmente", destacou para a publicação.

Em quais casos a posição é indicada?

Ela é a mais indicada em casos de acidentes aéreos porque, desta forma, você protege a si mesmo com seu próprio corpo, servindo de escudo para maiores impactos. Além disso, o fato de seu corpo permanecer 'todo junto' faz com que o impacto não se espalhe pelos membros com maior intensidade, concentrando o mesmo em 'um só lugar' e diminuindo as chances de fraturas mais graves. 

Dicas de segurança para viagens de avião

avião segurança

  • Em primeiro lugar, leia os cartões de segurança e ouça os discursos pré-voo e pós-queda. Mesmo que você ache que já sabe tudo, está enganado. Cada companhia aérea e cada avião pode ter recomendações diferentes;
  • Vista uma roupa confortável. Caso ocorra algum tipo de acidente, você estará preparado para agir rapidamente;
  • Coloque o cinto de segurança e permaneça com ele até o avião pousar;

  • Como agir no caso de queda do avião:

  • Tente não entrar em pânico. É difícil em uma situação como essa, mas também é importante que você lembre que se preparou e sabe o que fazer. Mantenha a calma e tente pensar racionalmente;
  • Proteja-se da possível fumaça (para isso, utilize um pedaço de pano, de preferência úmido) e coloque a máscara de oxigênio. Se o avião estiver caindo e o oxigênio da cabine for comprometido, você terá no máximo 15 segundos de ar para respirar;
  • Coloque a bagagem abaixo do assento à sua frente; isso pode evitar que suas pernas fiquem presas embaixo dele;
  • Siga as recomendações de segurança, aderindo à 'posição fetal' e respeitando seus próprios limites.
  • Fonte: TudoeTodas

    Comente

     

    Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

    Famosos que já se casaram MUITAS vezes

    Quiz de Celebridades!

    Quem é mais jovem?

    Últimas

    Top Temas

    alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna