10 mitos e verdades sobre a enxaqueca

dor de cabeçaenxaqueca

Foto - Shutterstock

Enjoo, vômito, visão embaçada, tontura, formigamentos ou sensibilidade excessiva à luz, ao som ou ao movimento. Todos esses sintomas podem ser consequência de uma enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que afeta muitas mulheres de todas as idades.

A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça mais difícil de diagnosticar, pois o diagnóstico não depende de exames, mas sim de uma conversa que o médico deve ter com o paciente sobre os sintomas.

Além disso, ela não é um sintoma de dor de cabeça, ela é a própria doença, ao contrário da dor de cabeça que uma vez diagnosticada pode ser tratada e os sintomas desaparecem.

Entenda os mitos e verdades

1- Toda dor que é latejante ou pulsante é enxaqueca

Mito. É possível que o paciente tenha uma enxaqueca sem que a dor seja pulsátil ou latejante.

2- A enxaqueca é hereditária

Mito. É muito comum que o paciente desenvolva episódios de enxaqueca, esporádicos ou crônicos, sem que existam membros na família com uma dor semelhante.

3- A enxaqueca só acontece em mulheres adultas

Mito. A dor pode acometer qualquer faixa etária, como em crianças, adolescentes e idosos. Homens também têm, mas estudos revelam maior incidência nas mulheres.

4- O excesso de analgésicos para amenizar a enxaqueca pode provocar dor de cabeça

Verdade. O ideal é cortar o uso abusivo de analgésicos. O excesso de medicamentos pode criar um ciclo vicioso, cortando o efeito do remédio.

5- Quem dorme mal tem mais chances de ter enxaqueca

Verdade. Dificuldade para dormir pode desencadear episódios de enxaqueca. Quem tem o hábito de dormir mais ou menos do que o normal pode sofrer crises de enxaqueca.

6- Fazer sexo alivia a enxaqueca

Verdade. Pesquisas da Universidade de Münster, na Alemanha, descobriu que a atividade ajuda a combater a enxaqueca e as dores de cabeça pontuais.

7- Alimentos como queijos, chocolates e vinhos podem provocar crises de enxaqueca

Verdade. Alguas pessoas apresentam piora dos sintomas ao consumir alimentos muito gordurosos, frituras ou embutidos. Para amenizar as crises, é importante manter uma alimentação saudável.

8- Enxaqueca não tem tratamento

Mito. Há diversos métodos para tratar a enxaqueca. Além do tratamento multidisciplinar, existem outras técnicas como o uso da toxina botulínica. Para que o tratamento seja eficaz o paciente deve adotar medidas preventivas para aliviar as crises de enxaqueca.

9- Praticar atividade física é uma forma de prevenção

Verdade. Adotar qualquer tipo de prática esportiva pode auxiliar na liberação de substâncias e hormônios que combatem o estresse e a dor.

10- Problemas na visão e sinusite causam enxaqueca

Mito. A maioria das pessoas que sente dor de cabeça acredita que precisa usar óculos ou aumentar o seu grau.


Por Vila Mulher

Comente

 
Assuntos relacionados: dor de cabeça enxaqueca bem estar

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna