Especiais > Moda Verão | UNHAS DECORADAS | CABELOS CURTOS | Páscoa |

Semente de linhaça: como usar

Adote a linhaça na sua alimentação e tenha mais saúde!

Semente de linhaça

Foto - Shutterstock

Nos últimos tempos tem-se falado muito sobre as maravilhas nutricionais da semente de linhaça.  Dia a dia ela chega nas nossas mesas e com ela os seus benefícios, que são muitos: ajuda no emagrecimento, colabora com o bom funcionamento dos intestinos, controla os níveis de glicose e colesterol e, como se fosse pouco, ainda ajuda a previnir o câncer de mama.

Mas, para nos beneficiarmos desta verdadeira maravilha, precisamos incluí-la em nossa alimentação, entender como e quando consumir, onde comprar, etc. Seguem as dicas:

Há dois tipos de linhaça: marrom e dourada

Ambas são iguais do ponto de vista nutricional. Possuem os mesmos nutrientes, porém a dourada é orgânica e a marrom é cultivada pelos métodos tradicionais de plantio.

Encontramos linhaça em semente, farinha, óleo e cápsulas. 

Torrando os grãos e moendo, é extraída a farinha. O óleo é obtido pela prensa a frio das sementes e pode ser usado na sua forma primária ou ainda poso em cápsulas.

Os benefícios da linhaça aumentam quando a semente é moída ou triturada. Guarde em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até três dias. Você mesmo pode moer as sementes em casa, é só utilizar o liquidificador ou o processador.

Considera-se 1 colher de sobremesa diariamente uma quantidade adequada para o seu uso, porém, não há uma indicação exata. O importante é consumir.

- Você pode utilizar em de pães, bolos, tortas, acrescentar em sucos, vitaminas, sopas, saladas, iogurte, frutas, no preparo do feijão quando ele estiver cozinhando, enfim, use sua criatividade e torne seus pratos mais nutritivos. 


- Atualmente em supermercados e lojas de produtos naturais você encontra a semente de linhaça.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente

 

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

massagememagrecermusculaçãobumbumvarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna