Está de dieta? Cupcake para sua páscoa!

Cupcake para sua páscoa

Foto: Dougla Saby Saber

Os famosos cupcakes estão agradando cada vez mais o paladar dos apaixonados por doces. Com diferentes tipos, recheios e coberturas, dependendo da sua escolha, ele pode ser bem menos ameaçador para sua dieta do que os ovos de páscoa!

Esta pode ser uma boa troca por vários motivos. Um deles é o tamanho. Além de ser menor que um ovo de chocolate, se você optar por uma massa e cobertura menos calóricas será perfeito. É bom deixar claro que, em média, as calorias dos mini-bolos podem variar de 80 a 300kcal! Então é preciso saber escolher.

Existem os cupcakes industrializados e os caseiros. Sem dúvida os caseiros são bem mais saudáveis. Na indústria geralmente é utilizado conservante, gordura hidrogenada, grandes quantidades de açúcar, com o intuito de melhorar a consistência do bolo e ter maior durabilidade. Por isso prefira fazer em casa ou encomendar de alguém que você saiba como é feito.

Agora veja dicas para que seu cupcake seja mais light e saudável:

Massa - Utilize a manteiga light e o leite desnatado. Experimente trocar a farinha branca pela integral ou misture um pouco de cada. O açúcar mascavo e o light também são boas opções.

Recheio - Não é preciso abusar na quantidade do recheio, já que terá a cobertura, então coloque pouca quantidade, para que não fique muito calórico. Veja algumas sugestões de recheios: geléia de fruta diet, pedacinhos de banana, maçã, frutas vermelhas, etc. As oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes possuem nutrientes antioxidantes que são importantes à saúde, porém, as calorias aumentam.

Cobertura - Entre algumas opções você encontra ganache de chocolate meio amargo, doce de leite, buttercream e marsmallow. Entre elas prefira o ganache de chocolate meio amargo, é a melhor opção.

O tamanho também é fundamental, se você for preparar faça tamanhos pequenos.

Cupcake de chocolate light (Receita/Site Cyber Diet)

Rendimento: 30 unidades (25g)

Calorias por unidade: 79kcal

Ingredientes

Massa

60g de margarina light

1 ovo

100g de chocolate meio amargo picado

1/2 xícara de chá de leite desnatado

1 xícara de chá de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

2 colheres de sopa de cacau em pó

30g de uvas passa

Cobertura para decoração

150g de chocolate meio amargo

1/2 lata de creme de leite light

Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo

Massa: bata a margarina com o ovo. Alterne o leite com a farinha de trigo e bata mais um pouco. Retire e misture o fermento em pó e o chocolate picado e as uvas passa. Coloque a massa em forminhas de empada untadas e polvilhadas com farinha de trigo e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos. Desenforme.

Cobertura para decoração - derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, depois de derretido acrescente o creme de leite e misture bem.


Decoração - coloque a ganache (cobertura) em uma bisnaga. Em cada cupcake, coloque uma pitanga da ganache e polvilhe com o cacau em pó.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente

 

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadecolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna