Como incluir frutas na alimentação das crianças

Saiba como incluir as frutas na alimentação dos pequenos
criançasalimentação

Foto - Shutterstock

As frutas são essenciais na alimentação das crianças. Porém muitas não gostam e comem pouco, já outras simplesmente se negam a comer,o que é mais complicado ainda.


Para que as frutas caiam no gosto das crianças,preste atenção no tipo de fruta que o seu filho prefere. Tem crianças que comem todos os tipos, já outra são mais seletivas e preferem só frutas bem doces, ou então mais ácidas.

Veja qual é a preferência do seu filho e aposte nesse tipo de fruta, pelo menos para introduzir o hábito de comer frutas diariamente. Depois você vai variando.

Agora, abaixo, algumas dicas de frutas que agradam as crianças:

Banana:

Por ter uma consistência mais macia e doce, a banana faz bastante sucesso com as crianças. Ainda, é uma das frutas que os médicos indicam dar quando a criança está começando a introdução de sólidos. Há diversas variedades de banana - Prata, Caturra, Nanica, Maçã. A que normalmente mais agrada os pequenos é a prata.

Maçã:

Outra fruta que os pediatras costumam indicar na introdução dos sólidos. Uma das que mais agradam as crianças, por ser docinha e menos ácida, é a Fuji.

Pera:

Também indicada na introdução dos sólidos mas, ao contrário da banana e da maçã, que normalmente prendem o intestino, essa fruta é conhecida por soltar. As peras Portuguesa e Williams são as mais indicadas para crianças, por serem, além de doces, também macias.

Uva:

Dentre as uvas, as mais indicadas para crianças são a Thompson ou Crimson, que além de doces não tem sementes. Só uma dica: muitas vezes, é necessário picá-la antes de oferecer, já que uvas grandes podem representar risco de engasgo.

Manga:

Mangas maduras são muito doces, saborosas e macias, por isso, também fazem sucesso com as crianças. Entre as variedades disponíveis - Tommy, Palmer, Aden, etc… - a mais indicada é a Palmer, justamente por, além de doce, macia e saborosa, ainda ser muito pouco fibrosa (algumas crianças não gostam de comer por causa da fibra). Para saber se a manga está madura e pronta para o consumo, a dica é apertar a sua casca. A qual deve mostrar estar macia, mas não a ponto de se romper.

Melão:

Melão é uma fruta deliciosa, mas, muitas vezes, é difícil escolher um que seja realmente doces. A dica é comprar melão do tipo Rei (é assim que ele é conhecido na região sudeste). Ele é muito saboroso, suculento e doce. Ainda, outra dica é apertar as suas extremidades (onde tem a marca do cabinho dele) para ver se ela está macia. Quanto mais macia essa parte, mais maduro e doce o melão.

Abacate:

Abacate não é uma fruta doces, mas é muito nutritiva e as crianças adoram quando ele é adoçado. Mas para não usar açúcar no preparo e mesmo assim deixá-lo gostoso, a dica é bate-lo com banana ou manga, que são frutas bem doces e "temperam" o abacate. Fica uma delícia.

Por Thamirys Teixeira

Comente

 

Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

Famosos que já se casaram MUITAS vezes

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

massagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadecolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna