Exercícios físicos ajudam a desenvolver músculos da mente

corpo forte mente forte

O exercício físico faz com que nosso corpo fique mais forte, mas ele pode fazer o mesmo para a nossa mente? Pode, de acordo com várias linhas de pesquisa em animais e humanos, uma delas foi realizada pela American Psychological Association (APA), uma organização científica dos Estados Unidos.

Em pesquisa feita com ratos, há evidências de que o exercício aumenta o fluxo sangüíneo no cérebro. Um grupo de ratos recebeu livre acesso à uma roda de corrida e outro grupo corria em uma esteira durante uma hora por dia. Após 30 dias, ambos os grupos tiveram um melhor abastecimento sanguíneo em seus cérebros. Já um grupo de ratos sedentários não apresentou aumento.

No mesmo estudo, um grupo de ratos aprendeu a execução de uma pista de obstáculos. Por ser mais uma tarefa de aprendizagem de uma tarefa física, esses ratos desenvolveram mais conexões entre os neurônios em seu cérebro.

O estudo concluiu que um fornecimento maior de sangue, oxigênio e energia equivale a um melhor desempenho. Embora este tipo de estudo seja recente em seres humanos, a teoria é que, como os esportes combinam aprendizagem e exercício, ambos podem fornecer um aumento no fluxo sanguíneo e melhorar as conexões cerebrais.

Algumas evidências em seres humanos sugerem que estar preparado fisicamente ajuda as pessoas a manter suas habilidades cognitivas à medida que envelhecem.


Muitos estudos descobriram que idosos fisicamente ativos apresentam melhor desempenho do que idosos sedentários, em tarefas cognitivas como raciocínio, vocabulário e memória. No entanto, os pesquisadores advertem que o exercício e condicionamento possuem efeito limitado. Se deixamos de praticar exercícios, perdemos rapidamente esse efeito no cérebro.

Por Jessica Moraes

Comente

 

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna