O que é apropriação cultural?

Se negras podem usar cabelos loiros, por que mulheres brancas não podem usar turbantes?
erika-canela-miss-bumbum-2016

Erika Canela sofreu ataques racistas na internet. Entenda o que é apropriação cultural

Se um mulher negra usa os cabelos loiros é apropriação cultural ou racismo? A resposta é NÃO. Um exemplo é a baiana Erika Canella, que foi a primeira mulher negra a vencer o concurso Miss Bumbum. Ela foi a ganhadora da edição deste ano e recebeu várias críticas e comentários racistas na internet. Leitores do site EGO, por exemplo, questionaram como uma jovem negra pode pintar o cabelo de loiro e insinuaram que Erika é racista:

Com a hashtag #SemPreconceito, Erika postou no Instagram que "cabelo não tem nada a ver com aceitação". Ela comparou que há pessoas brancas de cabelos negros e isso não está relacionado a cor de pele:

????????????Não estaria aqui hoje se não fosse a permissão de Deus ???? e o esforço que minha mãe @suelicanela teve por mim pra estar colocando eu entre as Finalista e graças a isso SOU a Miss Bumbum Brasil 2016????????! ????E acredito tbm que esse sorriso novo me ajudou muito.  E foi graças a Dra Silvia Armelin Macarini ???? Agradeço a minha tia Célia Tutty que a 9 anos ela quem cuida do Mega Hair  e sempre deixa meu cabelo melhor do que eu imagino! ????Obrigada a @ateliet_larissarodrigues por não ter medido esforço e dentro de uma semana me entregou os meus figurinos do concurso e estava tudo muito lindo????????! Chegaram a comentar que o meu vestido era o mais bonito rs ????E a make genteee! Ele arrasaaa ! Obrigada @sandrohefner por me deixar divina e natural????????! E agradecer a minha amiga @jaqueline_marquess por ter me inscrito no concurso! Muito obrigada mesmo! ????E obrigada a todos meus amigos que votaram e torcer amanhã por mim!  Estou muito feliz!????????????

Uma foto publicada por Miss bumbum Brasil 2016 (@erikacanella) em

Isso abriu uma discussão sobre o que é de fato APROPRIAÇÃO CULTURAL. Como o assunto é extenso e muito polêmico, segue um vídeo altamente explicativo do Canal do Youtube "Afros e Afins" explicando por que não há problema ser negra loira ou até mesmo ter os fios alisados, por exemplo. Veja e entenda:

A estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUC de Campinas, ativista feminista negra, Stephanie Ribeiro contou em um texto para a Revista Capitolina o que de fato é apropriação cultural. " O caso é que ninguém é realmente proibido de nada, mas vivemos num mundo onde há séculos uma cultura é dominante e imposta, o modelo a ser seguido é o europeu, consequentemente, o padrão estético é o ocidental e branco. É totalmente diferente ser branco – ou passar como branco – e usar um turbante/dread, e ser negro usando as mesmas coisas; os olhares são outros, exatamente porque quando usado pelo protagonista daquela tradição, o símbolo ganha outro significado, ele é político, de resistência e empoderamento", disse. 

cultura negra turbante

Negras usando turbantes. Foto: Reprodução

apropriação cultural

Campanha publicitária que foi criticada por mostrar mulheres brancas se apropriando do uso do turbante, um dos símbolos da militância negra no Brasil. Foto: Reprodução

Ela continua: "Ao mesmo tempo em que se impõe o padrão de beleza branca-de-cabelos-lisos e se propaga a ideia de que o uso de turbante por negras é coisa de “macumbeira”, o símbolo vira tendência da noite para o dia. Mas tendência para quem? As capas de revistas com mulheres usando turbantes mostram a mesma musa idealizada de sempre; visualmente, já se exclui a protagonista. Isso não é globalização, é um processo onde agora a moda é negra, mas o negro não está na moda, porque ser negro continua sendo ruim. Agora, ele não “pode” mais ser o agente principal da sua própria cultura."

apropriação cultural

Textos e vídeos como estes nos fazem refletir sobre os nossos privilégios ou direitos e são extremamente importantes para cultivar o respeito entre as pessoas, suas lutas e suas formas de expressão.

Por Thamirys Teixeira

Comente

 

Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

Famosos que já se casaram MUITAS vezes

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna