Instagram lança recurso para prevenção de suicídio

Confira detalhes da nova funcionalidade da nossa rede social de fotos favorita
Instagram suicídio prevenção

Foto: Istock

Nós sabemos que as redes sociais de certa forma funcionam como uma espécie de diário para algumas pessoas. Porém diferentemente de um diário comum, uma rede social é vista por todos os seus amigos, o que de certa forma pode até ser bem útil quando o assunto é suicídio.

Prova disso foi que o Instagram implementou alguns recursos de prevenção ao suicídio. Seguindo os passos do Facebook, que adotou a mesma medida globalmente em meados de junho, a rede oferece aos usuários ferramentas para ajudar, anonimamente, aqueles amigos que demonstram sinais de depressão e ideação suicida.

Setembro foi o mês de conscientização mundial sobre prevenção do suicídio, quando ocorreu a campanha "Setembro Amarelo", e as redes sociais foram amplamente utilizadas para tratar do tema, de modo que muitos tiveram a oportunidade de aprender mais a lidar com o assunto. O Instagram, plataforma que se concentra em fotografias, é um lugar onde as pessoas muitas vezes expressam sentimentos através de selfies e, dessa forma, usuários atentos podem perceber quando alguém precisa de ajuda.

Instagram contra o suicídio:

Se um amigo ou alguém que você segue na rede social estiver em perigo de se ferir, os primeiros sinais de aviso podem aparecer em meios de comunicação social, e o Instagram pode ajudá-lo a intervir de forma anônima com suas novas opções de suporte.

Se você relatar um post que lhe preocupou, seu amigo receberá uma mensagem dizendo: "alguém viu um de seus posts e pensa que você pode estar passando por um momento difícil. Se você precisar de apoio, nós gostaríamos de ajudar."

Instagram suicídio prevenção

Foto: Divulgação

Instagram suicídio prevenção

Foto: Divulgação

Então, a partir daí, o Instagram oferece a opção de conversar com um amigo, entrar em contato com pessoas dedicadas ao suporte para esses casos, ou receber dicas e apoio. Interessante, não?

Como identificar uma pessoa com tendências suicidas?

Instagram suicídio prevenção

Foto: Istock

De acordo com o Samu, algumas frases servem como sinais de alerta. Elas podem ser encontradas em postagens de redes sociais, como o Instagram e, assim, as ferramentas de suporte do aplicativo podem ser acionadas para enviar alguma ajuda. 

  • Eu preferia estar morto.
  • Eu não posso fazer nada.
  • Eu não aguento mais.
  • Eu sou um perdedor e um peso para os outros.
  • Os outros vão ser mais felizes sem mim.
  • Como ajudar pessoas em risco de suicídio?

    Instagram suicídio prevenção

    Foto: Istock

    Nós já demos no VilaMulher dicas para lidar com pessoas que estão precisando deste tipo de ajuda. Vale a pena conferir aqui. Fora as nossas dicas, o Samu também indica:

  • Criar proximidade com a pessoa sem se colocar em risco.
  • Tentar estabelecer uma relação de confiança.
  • Procurar escutar sem fazer juízo de valor.
  • Demonstrar interesse em ajudar.
  • Permitir que a pessoa expresse seus sentimentos.
  • Tentar perceber se existe um plano de suicídio.
  • Nunca deixar a pessoa sozinha e procurar envolver outras pessoas (familiares e amigos).
  • Encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional.
  • Com mais empatia e uma ajudinha da tecnologia podemos contribuir para um mundo melhor e com mais bem estar.

    Por Thamirys Teixeira

    Comente

     

    Fábio Jr. se casa pela 7ª vez

    Famosos que já se casaram MUITAS vezes

    Quiz de Celebridades!

    Quem é mais jovem?

    Últimas

    Top Temas

    alimentaçãomassagememagrecermusculaçãobumbumnutriçãovarizestpmmenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesvidaalongamentoansiedadedietacolesterolamamentaçãopartoabortogranolagripenutricionistaleg presssibutraminabepantoldieta dukandieta detoxzumbadieta ravenna